Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professor da Unemat vence Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Direitos do Torcedor
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor da Unemat vence Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Direitos do Torcedor
08/03/2021 13:23:54
por Nataniel Zanferrari

Na última terça-feira (2) foi publicado o resultado final da segunda edição do Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Direitos do Torcedor, promovido pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Nessa edição o pesquisador Elson Oliveira teve sua dissertação de mestrado premiada. Elson é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaborador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef) do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Institução. A premiação destinada aos vencedores do edital garantirá certificado, troféu e publicação da dissertação em formato de livro.

Com o título ‘Currículo de formação no futebol: Disposições ecológicas da matriz curricular’, a dissertação foi defendida pelo professor em 2020, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo orientado pelo professor Riller Reverdito. “Considerando o interesse pelo futebol, principalmente entre crianças e adolescentes, o currículo de formação é um tema emergente nas ciências do esporte. É preciso pensar no processo de formação no longo prazo”, destaca o pesquisador. Na Pedagogia do Esporte, o professor Elson Oliveira atua nos processos de ensino-aprendizagem do futebol, especificamente na organização e sistematização de currículos de formação em longo prazo.

Os resultados da dissertação já estão sendo preparados para serem aplicados em projetos para o desenvolvimento do futebol no Estado de Mato Grosso, com currículo de formação no futebol para crianças e adolescentes, que acontecerá em Cáceres e Cuiabá; e programa de formação para professores e treinadores de futebol e futsal.

As duas ações fazem parte do Programa Academia & Futebol, desenvolvido em cooperação entre a Unemat e a UFMT, com financiamento da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Para saber mais sobre o prêmio, basta acessar a página do Ministério da Cidadania, clicando aqui.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos no Cipeef da Unemat, clique aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24723 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada